segunda-feira, 9 de abril de 2012






Recomendo a leitura: "Amor Líquido: sobre as fragilidades dos laços humanos". Autor: Zygmunt Bauman (um dos sociólogos mais respeitados da atualidade. Professor emérito das universidades de Leeds e Varsóvia).  Neste livro, Bauman investiga "de que forma as relações parecem tornar-se cada vez mais 'flexíveis', gerando níveis de insegurança maiores. Segundo Bauman, a prioridade a relacionamentos em 'redes', as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade - e frequentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que as pessoas não saibam mais manter laços a longo prazo. Esta obra procura alertar que não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada".

Muito interessante. Gostei muito da discussão que faz acerca da questão dos refugiados...

Fica a dica.
Ano de publicação: 2004. Editora Zahar. 190 páginas.
 

3 comentários:

  1. Muito interessante. Engraçado que encaixa com algo que andamos conversando por aqui recentemente acerca da superficialidade e da descartabilidade das amizades virtuais das redes sociais, para as quais, penso, pode-se fazer também alguma ilação baseada neste volume. Fiquei com vontade de ler!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teté!

      Descobri hoje que o livro está disponível na internet. http://amorliquidolivro.blogspot.com.br/2010/09/livro-completo-em-pdf.html

      Se não der certo, eu te empresto o meu livro impresso.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Romis!
      Vou ler assim que possível, ou quando meu orientador deixar... hehehehe...
      Beijo!

      Excluir